LDU de Quito e Once Caldas surpreenderam e ganharam a Copa Libertadores. Mas alcançar tal objetivo não tem se mostrado uma tarefa fácil. E caso queira sagrar-se campeão, a tarefa do Flamengo será ainda mais difícil, tanto pela dificuldade da competição, quanto pelas próprias fragilidades do time. Vendo a situação atual do rubro-negro carioca, o cenário que desponta para os flamenguistas não é animador. Ainda falta muito ao Flamengo para entrar em uma Libertadores como favorito. Veja por que.

Time sem tradição

Os flamenguistas vão "chiar", mas a verdade é que o Flamengo tem um histórico vergonhoso na Libertadores. A última, e única, vez que o time ganhou uma Libertadores da América foi há mais de trinta anos.

Quem é Jayme de Almeida?

Historicamente, técnicos novatos não se dão bem na Libertadores, e o atual técnico do Flamengo, apesar de não ser novo, 60 anos, se enquadra perfeitamente na categoria de técnicos novatos.

Quem conseguirá substituir Elias?

Elias veio, fez história e está indo embora. Quem o substituir á a altura? No elenco do Flamengo não há nenhum jogador com a mesma disposição e qualidade do volante que j á havia feito história no Corinthians, e agora, também fez história no rubro-negro.

Cadê o meio de campo?

O Flamengo tentou vários nomes, colocou até o lateral André Santos para jogar no meio, como armador. Em outras ocasiões, Elias aparecia como armador, o homem surpresa. Mas a verdade é que até agora o Flamengo ainda não tem um meia que possua a confiança do técnico para armar o time.

Ninguém poderá se machucar

O elenco do Flamengo é limitado, não há peças de reposição. Nas laterais , por exemplo, não há substitutos que passem a confiança necessária , e a situação desse setor se mostra cada vez mais delicada , uma vez que os titulares, André Santos, 30 anos, e Leo Moura, 35 anos, já não são mais crianças e a probabilidade de se machucarem, devido à idade, são bem elevadas.

E o Cruzeiro?

Com Elias e Hernane, ambos vivendo grande fase, o Flamengo conseguiu parar o Cruzeiro na Copa do Brasil do ano passado, mas agora a história é outra. Além do Cruzeiro ter ganhado mais confiança com a conquista do Brasileirão, o time vai querer repetir o feito do seu maior rival, o Galo, e ganhar a Libertadores, assim a motivação da Raposa está ainda maior. Caso o Flamengo encontre o Cruzeiro pela frente na Libertadores, a eliminação é praticamente certa.

E o Atlético-MG?

Outro grande problema que o Flamengo poder á ter na Libertadores é se tiver pela frente o Atlético-MG. Com a manutenção do elenco, e com a renovação de Ronaldinho Gaúcho , o Atlético-MG é um sério candidato a ficar com a taça, de novo. Caso o Urubu encontre o Galo, é quase certo que o Galo continue na competição, e que o Urubu voará .

A vida do Flamengo não será fácil na Libertadores de 2014, é provável que não passe nem das oitavas de final. Mas, quem diria que o Flamengo ganharia a Copa do Brasil de 2013? E ele ganhou. Quem diria que ele pararia o Cruzeiro no ano passado? E ele parou. Quem diria que um técnico interino conseguiria arrumar o time? E arrumou. É essa a magia do futebol, independente de qualquer perspectiva negativa, sempre há razões para acreditar. Na última vez que o Flamengo disputou a Libertadores, o time trouxe lágrimas aos torcedores. Será que dessa vez vem a taça? Ou vem mais lágrimas por aí?

Fonte: Ei
 
Top