1) Com a conquista da Copa do Brasil e consequentemente uma boa verba vinda de 2013, o Flamengo se considera um forte candidato ao título da Libertadores? E nós temos verba suficiente para montar um elenco forte?

O clube estava na UTI, mal. Agora tivemos alta, mas com recomendações especiais... Ou seja, 2014 vai ser melhor, já temos uma base montada, então não sairemos com saldo negativo. Nosso faturamento deve crescer dramaticamente, mas ainda assim o custo fiscal de mais de 20 anos de irresponsabilidade, má fé e amadorismo ainda estão por aqui, cobrando a conta. Independentemente disto, o Flamengo não entra em nada para ser figurante. Teremos sim reforços importantes, algo como 5 ou 6 bons jogadores. Vamos ter elenco mais forte em 2014: A base campeã da Copa do Brasil, elenco unido e reforçado, mais o fator Maracanã - que virou uma "Bombonera" vermelho e preta, sem duvida nenhuma, vamos brigar bem.

2) Quando iremos ter nosso estádio próprio? Qual a verba que teremos da Globo em 2014? E quanto deste montante já foi comprometido?

Olha, essa historia de estádio vai sempre depender do momento, das circunstancias. Hoje, com o novo acordo fechado com o consorcio para mandarmos a maioria de nossos jogos no Maracanã, podemos jamais precisar ter um estádio, mas ironicamente, é por este caminho que chegaremos ao ponto de poder realizar este sonho. Eu cresci no Maracanã, que já era a nossa casa. Agora, com este novo formato, a torcida mais próxima, o calor da galera já fez deste novo Maracanã o nosso estádio! A final contra o Atlético-PR foi incrível. Um caldeirão que contou como mais 2,3 em campo!

Em relação aos recebíveis da Globo, no ultimo ano de seu mandato, a Patricia Amorim havia antecipado R$80MM dos próximos 3 anos... Nós antecipamos em 2013, uns R$20MM, dos próximos 2 anos, e esperamos não precisarmos antecipar nada a partir de 2015.

3) Há a possibilidade de lançarem um DVD sobre o Tri da Copa do Brasil?

Registrar momentos como este TRI realmente faz todo sentido. Saiba que trabalhamos duríssimo, cientes da responsabilidade que é tratar muito bem da paixão de uma Nação!

4) Não seria o caso de utilizar o poder de consumo da torcida para comercializarmos produtos mais acessíveis? Produtos populares por exemplo. Até mesmo camisas de ‘segunda linha’.

Eu concordo em gênero, numero e grau com as suas considerações. É óbvio que a melhor forma de combater a pirataria é lançar produtos licenciados mais acessíveis à população em geral. Ainda temos alguns entraves contratuais, algumas duvidas de gente que detém direitos, mas nada que nos impeça de rumarmos neste sentido.

5) Partidas de pouco apelo não poderiam ser realizados na Gávea? E não poderíamos "adotar" algum estádio, como da Portuguesa da Ilha ou o do Campo Grande?

Nós vamos trabalhar duro para que não tenhamos prejuízos em nenhum jogo este ano. Em 2012, perdemos dinheiro em mais de 61 jogos. Em 2013, perdemos dinheiro em 22 jogos. Em 2014, temos o desafio de não perdermos dinheiro em mais de 10 jogos. Como podemos optar por jogar um numero de jogos fora do Maracanã, vamos sim utilizar este direito conquistado.

6) A diretoria planeja mandar pelo menos um jogo da temporada em cada uma das Arenas consideradas elefantes-branco? Exemplos: Manaus, Natal, Brasília e Arena Pantanal. Não seria possível, até para a difusão do Sócio Torcedor um jogo por ano em cada uma dessas arenas?

Sem sombra de duvidas, o Flamengo sendo o líder de torcida na maioria dos estados brasileiros, tem a obrigação de atuar em outros estados, e faremos. Brasília foi um ótimo laboratório que será desenvolvido e explorado com vistas à expansão do conceito.

7) Não seria interessante divulgar os valores gastos por atleta (salário mais direitos de imagem mais valor de empréstimo) e acabar de vez com especulações e/ou comparações que só trazem prejuízo para a imagem do clube e da diretoria?

Há muita bobagem dita e escrita por aí. Tem agente "vazando" valores maiores que a realidade com vistas aos melhores acordos para seus protegidos. Hoje, no Flamengo, analisamos exatamente como você sugere centavo por centavo colocado na conta (sim, quando se pretende pagar impostos e em dia, isto é fundamental). Além disto, consideramos a idade do atleta, sua ficha médica, seu comportamento fora de campo, sua personalidade, sua vontade de vencer e de representar o Flamengo, o seu comprometimento e quantas partidas joga em media por ano. Este conjunto fará que, com o tempo, tenhamos 30 jogadores atendendo 100% destes requisitos. Qual você acha que será o resultado disto? Agora, não podemos divulgar salários ou detalhes contratuais dos jogadores, porque em qualquer contrato desta natureza existe clausulas de confidencialidade, que se o clube divulgar qualquer coisa será processado no minuto seguinte.

8) O centro de treinamento será concluído completamente em 2014? E existe a possibilidade com conquista da Libertadores e de um mundial parcerias para a construção do nosso Estádio?

Vamos sim concluir o CT profissional em 2014. Vai ficar um show. Estádio próprio, vai ficar mais para a frente. Posso me enganar e, garantir que o nosso novo acordo com o Consorcio Maracanã será muito positivo para o clube, fazendo com que termos um estádio não seja uma questão de vida ou morte.

Matéria disponibilizada por Sandro Rilho.
 
Top